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quarta-feira, 3 de abril de 2019

Dormir bem pode ajudar a perder peso e a diminuir o consumo de calorias


Quem diria que o sono tem a ver com a fome? Uma nova pesquisa publicada na Current Biology mostra como uma boa noite de sono e um final de semana preguiçoso podem estar relacionados à perda de peso e ao consumo energético.

Neste estudo, os pesquisadores compararam o metabolismo de jovens adultos que dormiam, por noite, nove horas (o ideal) ou cinco horas (abaixo do ideal). Eles também avaliaram se dormir à vontade no final de semana pode recuperar os efeitos negativos das poucas horas de sono durante os dias úteis.

Foi observado que dormir apenas cinco horas por noite pode estar relacionado ao aumento de peso e à maior quantidade de calorias obtidas em lanchinhos após o jantar. Os cientistas discutem que, provavelmente, consumimos mais energia em dias de sono insuficiente porque ficar acordado demanda mais energia. Porém, mesmo com o maior gasto energético, acabamos comendo mais do que devemos, e por isso engordamos.

No estudo também foi constatado que, durante os finais de semana em que se pode dormir à vontade, o consumo de energia em lanches noturnos cai. Porém, nos dias seguintes a esse final de semana, a alteração na rotina do sono desregula o relógio biológico e o consumo de comida aumenta novamente. Por isso, descansar no final de semana provavelmente não irá ajudar a controlar a fome à noite se você dorme mal durante semana.

Entretanto, isso não significa que dormir nove horas por noite é a solução para se ter uma dieta de sucesso. Manter o peso ideal de forma saudável exige vários hábitos, como fazer exercícios físicos e ter uma dieta balanceada. Ou você pensou que podia emagrecer só dormindo?

Para saber mais:
Depner, C.M., Melanson, E.L., Eckel, R.H., Snell-Bergeon, J.K., Perreault, L., Bergman, B.C., Higgins, J.A., Guerin, M.K., Stothard, E.R., Morton, S.J., Wright, K.P., 2019. Ad libitum Weekend Recovery Sleep Fails to Prevent Metabolic Dysregulation during a Repeating Pattern of Insufficient Sleep and Weekend Recovery Sleep. Curr. Biol. 29, 957–967.e4. https://doi.org/10.1016/j.cub.2019.01.069
Kantermann, T., 2019. Sleep: Never Wasted but Often Too Short. Curr. Biol. 29, R207–R209. https://doi.org/10.1016/j.cub.2018.12.030


Por: Maria Laura
marialgk@gmail.com
Estudante de Graduação em Ciências Biológicas no Instituto de Biociências de Botucatu - UNESP, com período de Intercâmbio na Universidade de Glasgow. Realiza pesquisa sobre Biologia Molecular do músculo no Departamento de Morfologia do IBB-UNESP.
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