Aba

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Conscientização ambiental de forma lúdica


A conscientização ambiental é um tema amplamente discutido em nosso ambiente educacional e é notório que quanto antes as crianças se enxergarem como cidadãs pertencentes à um meio ambiente que exige cuidados e demandas e que sua participação é essencial para o seu sucesso, mais frutos poderão ser colhidos. Para isto, é necessário enxergar que estes pequenos cidadãos precisam, além de informações e conceitos, de ações práticas, dinâmicas e lúdicas que os façam amar, respeitar e praticar as ações voltadas à conservação ambiental.

Pensando nisto é que a Professora Luciana Valério Baptista do 3º ano A do Ensino Fundamental I da Rede Rede Escolar SESI-SP apresentou um material de apoio relacionado ao tema - que se encontra disponível na Biblioteca Escolar do SESI Botucatu - onde foram trabalhados primeiramente a leitura dos livros “Reduza, Recicle e Reutilize” e “Não afunde no lixo!”, leituras essas que compõe o Kit Educacional “Consciência”.

Este Kit traz consigo o jogo “Acerte o lixo”! que convida os alunos à praticarem de forma lúdica os 3 R’s com o objetivo de incentivar a separação do lixo e despertar o interesse pela reciclagem sabendo diferenciar o lixo reciclável do não reciclável e os tipos de lixeira (Imagem 1).

Imagem 1. Kit Educacional “Consciência” 

Dispondo de cartões com dicas ambientais e imagens de lixos recicláveis e não recicláveis, cada grupo, na sua vez, faz o descarte correto nas lixeiras que se encontram à sua frente, tendo que usar estratégias pois o objetivo do jogo é, além do conhecimento adquirido, terminar com as cartas.
Esta proposta de trabalho foi baseada nas expectativas de ensino e aprendizagem expressas nos Referencias Curriculares da Rede SESI-SP.

O feedback dado pelos alunos em sala sobre esta atividade foi extremamente positivo, pois extrapolou os muros da escola levando à conscientização também dos adultos que os cercam. Ouviu-se falas como “Professora, agora eu falei pra minha mãe que a latinha deve estar em uma sacola separada do vidro e do papel e do lixo orgânico.” (Aluno 1), “O jogo foi muito divertido parecia o jogo do Uno porque também tinha que usar estratégias para ganhar” (Aluno 2).

Os registros desta atividade podem ser encontrados na Página do Facebook do SESI Botucatu: https://www.facebook.com/sesibotucatu/.

Sobre a autora:
Luciana Valério Baptista
proflvs@gmail.com
Formada em Pedagogia e Matemática, leciona há 18 anos como professora do Ensino Fundamental I, iniciando no Governo do Estado de SP, Prefeitura Municipal de Botucatu e há 11 anos em período integral na Escola SESI CE 228 - Botucatu.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

3 comentários:

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.