Aba

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Escola sem criacionismo?


A última corrida eleitoral no Brasil levou ao crescimento de ideias conservadoras na sociedade brasileira, reabrindo discussões, por exemplo, sobre o ensino obrigatório do criacionismo nas escolas.

O criacionismo é uma teoria de cunho religioso que busca explicar o surgimento da vida na Terra a partir da vontade de um deus ou qualquer força sobrenatural. Embora haja tentativa de algumas pessoas de buscarem argumentos científicos para sustentar o criacionismo, essa explicação para a origem da vida não é aceita entre os cientistas. Estes, por sua vez, afirmam tratar-se de pseudociência, visto que o método científico não é utilizado para sua comprovação.

Assim, uma vez que as escolas são instituições estruturadas no conhecimento científico, o ensino do criacionismo nestes espaços é incoerente com a função das mesmas. Portanto, a função das escolas é explicar a origem da vida na Terra com base na teoria de Oparin-Haldane e a diversidade de seres vivos no planeta segundo a evolução biológica.

Apesar de o ensino do criacionismo não ser papel da escola, não significa que ele não deva ser mencionado nas escolas. Na verdade, essa é uma atitude radical e de censura. O criacionismo deve ser abordado, porém isso deve ser feito com o intuito de estimular discussões e fortalecer o próprio conhecimento científico. Esta é uma importante oportunidade para demonstrar aos alunos a diferença entre conhecimento gerado pelo método científico do conhecimento não científico. As escolas só vão cumprir seu papel de formação de cidadãos críticos se estes tiverem condições de conhecer e debater os diversos tipos de conhecimentos gerados pela sociedade.


Sobre o Autor: Adauto Lima Cardoso é biólogo, mestre e doutor em Genética pela Universidade Federal do Pará e pela Universidade Estadual Paulista, respectivamente. Atualmente realiza pós-doutorado no Departamento de Morfologia do Instituto de Biociências da UNESP.

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.