Aba

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Quem é o novo ministro da Ciência e Tecnologia?

Embed from Getty Images

Poucos dias após ser eleito Presidente do Brasil no último dia 28/10, Jair Bolsonaro confirmou em sua conta do Twitter que o próximo ministro da Ciência e Tecnologia será o astronauta Brasileiro Marcos Pontes.
Marcos Cesar Pontes (55 anos), nascido em Bauru (SP), cursou graduação em Engenharia Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, e possui mestrado em Engenharia de Sistemas pela Escola de Pós-Graduação Naval da marinha dos Estados Unidos, na Califórnia.


Marcos Pontes é conhecido por ter sido o primeiro (e até agora, o único) astronauta do Brasil. Pontes foi selecionado para receber treinamento de astronautas na NASA em 1998, logo após o presidente Fernando Henrique Cardoso assinar um acordo sobre a participação do Brasil na Estação Espacial Internacional (ISS). Porém, foi apenas em 2006, durante o governo Lula, que Pontes foi para a ISS pela ROSCOSMOS, a agência espacial russa.

Na ISS, Pontes realizou alguns experimentos científicos relacionados ao desenvolvimento tecnológico e científico, assim como alguns experimentos educacionais. Na época, a ida de Pontes à ISS foi bastante criticada: várias pessoas argumentaram que o programa possuía pouca relevância científica, e que os mais de 10 milhões de dólares investidos na viagem poderiam ter ajudado o Brasil e a Ciência de outras formas mais pertinentes. Em seu site oficial, o astronauta se defende dizendo que:

"Alguns "profissionais" da ciência, revoltados com a própria incompetência e ao ver o sucesso da Agência Espacial Brasileira com o planejamento e execução da Missão Centenário, desesperadamente procuraram inventar qualquer coisa para menosprezar a missão espacial da AEB." (Retirado de www.marcospontes.com)

Apesar de Pontes ter ido para a ISS realizar experimentos científicos, ele não foi o autor de nenhum dos artigos resultantes dessa pesquisa. Com base em busca na Plataforma Lattes, ResearchGate e Google Acadêmico, o Ciência na Medida constatou que Marcos Pontes não publicou nenhum artigo científico ao longo de toda sua carreira.

Mas quais são as propostas do futuro Ministro e do futuro Presidente da República para a Ciência no Brasil? Em resposta à uma carta da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Jair Bolsonaro declarou:

"Precisamos de uma série de  medidas planejadas para estimular o setor, investir sim fortemente na pesquisa básica com  recursos públicos, mas também garantir que os resultados práticos da tecnologia cheguem na   2/3 população e no setor econômico, justificando os gastos públicos perante o povo (dono do  dinheiro) e motivando o investimento privado (inovações, empresas, novos empregos, etc.).   Aliás, nosso provável ministro de Ciência e Tecnologia, o Engenheiro Marcos Pontes tem esse conceito sistemático bem presente nas suas propostas, além  de ter ótimas relações internacionais, o que nos traz boas perspectivas de cooperações lucrativas para  o país.  Lembrando que os países desenvolvidos em média investem 3% do  PIB em CT&I, ele nos  propõe sermos ainda mais agressivos na meta estratégica  de  investimentos em P&D no Brasil."

 Entretanto, as perspectivas para o novo governo brasileiro têm gerado muita insegurança na comunidade científica nacional e internacional. Por exemplo, um artigo publicado recentemente na renomada revista científica Science apresenta a manchete: "'Estamos rumo a um período muito sombrio', cientistas brasileiros temem eleição de candidato de ultradireita".

Ainda não podemos ter certeza de qual será o cenário até que os futuros Ministro e Presidente exponham mais completa e concretamente seus planos para Ciência e Tecnologia. Cabe a nós ficarmos atentos às suas declarações, sempre sob um olhar crítico, e nos manifestarmos caso as medidas sejam prejudiciais ao desenvolvimento científico do país.


  


  
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.