Aba

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Partículas de poluição do ar podem chegar à placenta de grávidas


Em setembro de 2018, o grupo de pesquisa liderado por Jonathan Grigg, no Instituto Queen Mary’s Blizard (Londres, Reino Unido) verificou que a poluição do ar inalada por mulheres grávidas pode chegar a células da placenta. Os resultados da pesquisa ainda não foram publicados, mas foram apresentados no Congresso Internacional da Sociedade Europeia de Respiração. Os pesquisadores estudaram 5 placentas de mulheres não fumantes,  sem nenhuma complicação na gravidez e que realizaram o procedimento de cesárea. Todas as mães estavam constantemente expostas à poluição de grandes cidades.

Illustração da placenta na mulher grávida

Nas placentas, os pesquisadores analisaram cerca de 3.500 células do sistema imunológico, especialmente os macrófagos, e encontraram 60 células com material de partículas de carbono em seu interior.
Essa é o primeiro estudo que evidencia partículas de poluição que se deslocaram dos alvéolos pulmonares até as células da placenta por meio da corrente sanguínea. Ainda não existem informações se essas partículas poderiam, de alguma forma, chegar aos bebês, mas há grandes possibilidades de isso acontecer pois esse é órgão que regula tudo o que entra e sai da corrente sanguínea do bebê. No entanto, muitos estudos anteriores já haviam correlacionado a exposição de grávidas à poluição a fatores como nascimento de prematuros, bebês com baixo peso ao nascer, alteração na morfologia (estrutura/forma) da placenta e nos hormônios do sistema renina-angiotensina, mortalidade infantil e problemas respiratórios em crianças.

Quer saber mais?

-Em inglês:

-Em português:

-Imagens retiradas de:


Por: Érica Ramos
erica.ramos00@gmail.com
Sobre a autora: Bióloga e Mestre em Ciências Biológicas (Genética) pela UNESP, apaixonada pelo tema Educação e, também, editora desta página de Divulgação Científica. No momento atua como aluna de doutorado na UNESP, na área de Genética.

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.