Aba

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

A arte, a História e a Política

E cada dia se aproxima mais a importante data em que vamos decidir a futura situação do Brasil! Para "inspirar" os eleitores, trouxemos a série de pinturas "Humours of an Election", pelo pintor William Hogarth (1697-1764), que retrata um evento da história britânica. Apesar do contexto histórico das pinturas ser muito diferente do nosso país atual, parece que algumas coisas são universais, não?


Nestas obras, estamos em Oxfordshire, 1754. Hogarth faz uma crítica ao sistema de votos de sua época, que é corrupto e degradado. Afinal, não havia voto secreto naquela época! Na primeira pintura, é retratada uma festa organizada pelo partido dos Whigs, enquanto seus oponentes, os Tories, protestam do lado de fora da taverna, carregando conteúdo antissemita. interessantemente, a pintura faz uma paródia da Última Ceia, de Da Vinci.

Nessa segunda pintura, a festa terminou, e representantes dos dois partidos opositores estão tentando comprar um eleitor com propina. 

No terceiro quadro, os membros de ambos os partidos ainda tentam, de todos os modos, ganhar eleitores: alguns trazem uma "madame", outros impedem as pessoas de votarem. No lado inferior esquerdo, a carruagem quebrada simboliza a nação britânica, e seus lacaios se esforçam para puxá-la apesar do péssimo estado do veículo.


 Nessa última pintura, os Tories venceram a eleição e um de seus membros está sendo carregado pela multidão em cima de uma cadeira. Como o resultado não agradou a todos, as pessoas brigam violentamente nas ruas.

Traduzido e adaptado do artigo Paintings For The US Election Day 2016, da Daily Art Magazine.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.