Aba

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Esses pequenos e esticáveis alto-falantes e microfones permitem que sua pele toque música



Se você está com vontade de esquecer seus fones-de-ouvido, uma nova tecnologia vestível que pode transformar sua pele em um alto-falante vai soar como música para o seus ouvidos. Criado em parte para ajudar pessoas com problemas de fala e auditivos, essa nova “pele inteligente” pode ser embutida nos ouvidos ou em uma parte da garganta. Um dispositivo similar, descrito no mesmo estudo, funciona como um microfone que pode ser conectado a smartphones e computadores para desbloquear sistemas de segurança ativados por voz.

Para construir os alto-falantes e o microfone, que são mais finos que uma tatuagem temporária, os pesquisadores desenvolveram eletrônicos flexíveis o suficiente para esticar e dobrar com a pele, sem perder sua capacidade de conduzir eletricidade e calor (ambos necessários para transmitir sinais sonoros).

Após testar diferentes materiais, os cientistas escolheram uma rede de pequenos fios prateados revestidos com camadas de polímeros, que são elásticos, transparentes e capazes de transmitir sinais sonoros.

Após receber um sinal elétrico de áudio de um tocador de música, o diminuto alto-falante aquece a rede de fios até 33ºC, o qual replica o padrão de som ao alterar a pressão do ar ao redor. Nossos ouvidos captam essas mudanças na pressão do ar como ondas sonoras. O microfone opera de forma inversa, ao converter ondas sonoras em sinais elétricos, que podem ser armazenados e reproduzidos por um smartphone ou computador. Ele pode detectar ondas sonoras vindas da boca, além de reconhecer palavras apenas com a vibração das cordas vocais através da pele. Isso tudo mostrado no vídeo abaixo:



O próximo passo, de acordo com os cientistas, é melhorar a qualidade do som e o volume dos alto-falantes, assim como a acurácia do microfone em detectar a fala e distinguir entre diferentes vozes. Eles também querem utilizar melhores materiais para fabricação em massa. Até os alto-falantes dérmicos entrarem no mercado, não se esqueça de levar seus fones-de-ouvido quando sairem de casa.

Quer saber mais?

Em inglês: 

Traduzido e adaptado por Lucas Farinazzo

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.