Aba

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Água em estado líquido é descoberta em Marte


Nos últimos meses, várias notícias sobre novas evidências que podem indicar a existência de vida em Marte têm sido veiculadas, embora elas não confirmem isso. Porém, parece “que a cereja do bolo” dessas evidências foi finalmente encontrada.

Detecção de água sob o pólo sul de Marte. 

Na última quarta-feira (25/07/2018), em um artigo publicado na revista Science, os resultados de um estudo realizado por cientistas italianos revelou a presença de água líquida no planeta vermelho. A água neste estado é essencial para a ocorrência de vida na forma que conhecemos e encontrá-la pode ser um passo para também encontrar vida.

De acordo com o estudo, os dados obtidos pelos cientistas entre os anos de 2012 e 2015, com uso de radar, sugerem que um grande lago com água líquida exista abaixo de uma calota de gelo. Embora a temperatura do lago seja de cerca de -10° C, que é suficiente para congelar a água pura, o lago permanece líquido devido sua alta concentração de sais. Nestas condições, as células de um organismo vivo tendem a sofrer desidratação devido a perda de água para o ambiente. Portanto, é pouco provável que exista vida neste lago, a não ser que os seres tenham desenvolvido mecanismos para evitar a saída de água das células, como acontece com alguns organismos que vivem em condições semelhantes na Terra.

Este achado, que se revela como o mais importante dos últimos anos na área, impulsiona ainda mais a procura por vida em Marte, uma vez que é possível que água líquida ainda possa ser encontrada em outros locais do planeta e, quem sabe, em condições mais favoráveis à vida.

Para saber mais:
https://www.terra.com.br/noticias/marte-pode-ter-lago-com-agua-liquida,7e81a20eb659f9357643abaa5fd2e135usju6tlg.html
https://super.abril.com.br/ciencia/lago-com-agua-liquida-e-potencial-para-conter-vida-e-encontrado-em-marte/
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/blog/cassio-barbosa/post/2018/07/26/agua-liquida-em-marte-pressao-e-salinidade-explicam-como-substancia-escapou-do-congelamento.ghtml
http://science.sciencemag.org/node/713108.full
http://science.sciencemag.org/content/361/6400/320
http://science.sciencemag.org/node/713107.full

Imagem retirada de :
https://www.universetoday.com/139677/underground-liquid-water-found-on-mars/

Sobre o Autor: Adauto Lima Cardoso é biólogo, mestre e doutor em Genética pela Universidade Federal do Pará e pela Universidade Estadual Paulista, respectivamente. Atualmente realiza pós-doutorado no Departamento de Morfologia do Instituto de Biociências da UNESP.

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.