Aba

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Novas descobertas podem representar indícios de vida em Marte

Imagem de Marte. Fonte: https://www.nasa.gov/sites/default/files/styles/image_card_4x3_ratio/public/images/581910main_PIA14293_full.jpg

Em um artigo recentemente publicado na revista Science, pesquisadores da Agência Espacial Americana (NASA) revelaram que moléculas orgânicas formadas há mais de 3 bilhões de anos foram encontradas em rochas de Marte. Estas moléculas possuem o elemento químico carbono em sua estrutura e são constituintes básicos da estrutura dos seres vivos. Isso indica que o planeta pode ter abrigado vida no passado. No entanto, essas moléculas podem ser formadas por outros tipos de processos que não envolvem vida, portanto, não seriam uma evidência para a existência de seres vivos atualmente ou no passado.

Além deste achado, um outro trabalho também publicado na mesma edição da Science, revela oscilações no nível de metano ao longo do ano na atmosfera de Marte. O metano pode ser produzido por seres vivos e, portanto, a presença e variações na sua concentração pode ser um indicativo de ocorrência de vida. Porém, processos naturais como a interação entre água e rochas podem ter produzido estas variações.

Embora estes achados não confirmem a presença de vida no planeta vermelho, eles indicam que as pesquisas nesse campo estão no caminho certo.

Para saber mais:
https://veja.abril.com.br/ciencia/nasa-encontra-moleculas-organicas-de-3-bilhoes-de-anos-em-marte/
https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,veiculo-espacial-da-nasa-descobre-moleculas-organicas-em-marte,70002341993
http://science.sciencemag.org/content/360/6393/1096
http://science.sciencemag.org/content/360/6393/1093

Sobre o Autor: Adauto Lima Cardoso é biólogo, mestre e doutor em Genética pela Universidade Federal do Pará e pela Universidade Estadual Paulista, respectivamente. Atualmente realiza pós-doutorado no Departamento de Morfologia do Instituto de Biociências da UNESP.

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.