Aba

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Você já viu um átomo?

Imagem: Átomos de platina com resolução de 2.6-Å. Reproduzido com permissão de Chen, et al. Three-dimensional imaging of dislocations in a nanoparticle at atomic resolution. Nature 496, 74 (2013).

Na semana passada, mostramos imagens de uma nova e revolucionária técnica de microscopia, que permite a visualização de células e tecidos in vivo em alta resolução. Mas o quão pequeno os microscópios podem "ver"? Um bom olho humano pode ver coisas de até 0.2 milímetros (um metro dividido por 5 mil), e as propriedades físicas da luz limitam a resolução dos microscópios de luz a 0.2 micrômetros (um metro dividido por 50 milhões). Porém, através de técnicas especiais, é possível até capturar imagens de átomos individuais! Os átomos são as minúsculas partículas que compõem tudo ao nosso redor, e têm tamanho na ordem de décimos ou centésimos de nanômetros (um metro dividido por décimos ou centésimos de bilhões). Nas imagens acima e abaixo, cada pontinho  branco corresponde a um átomo individual de platina ou de ouro. Dá para imaginar o quão pequeno é isso?

Imagem: Átomos de ouro com resolução de aproximadamente 2-Å. Imagem de Graham Hills, retirado de Alberts B, Johnson A, Lewis J, et al. Molecular Biology of the Cell. 4th edition. New York: Garland Science; 2002. Looking at the Structure of Cells in the Microscope.

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.