Aba

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Origem de fungo que vem causando extinção de anfíbios ao redor do mundo é descoberta por cientistas!

Uma das espécies de rã que provavelmente foi extinta pelo fungo quitrídio, na década de 1970. Foto: Gui Becker

Um estudo publicado na última semana na revista Science revela a origem de um fungo letal que tem causado a extinção global de espécies de anfíbios. A quitridiomicose é uma doença que atinge a pele e o batimento cardíaco do animal podendo levá-lo à morte por parada cardíaca. Esta doença tem sido a causa da extinção de várias espécies de anfíbios em todo o mundo, incluindo o Brasil, especialmente entre as décadas de 1970 e 1980.

O agente causador desta doença, o fungo Batrachochytrium dendrobatidis, já foi identificado desde os anos de 1990, no entanto sua origem ainda não havia sido descoberta. Usando dados de sequenciamento de genomas totais de amostras obtidas ao redor do mundo os pesquisadores conseguiram concluir que o fungo se originou na península coreana por volta de cem anos atrás, o que coincide com a expansão do comércio de carne de rã no começo do século XX. Além disso, segundo os cientistas, a comercialização de anfíbios como animais de estimação contribuiu para a proliferação do fungo pelo planeta.

O caso de Batrachochytrium dendrobatidis demonstra claramente o efeito da introdução de espécies exóticas (aquelas que não são nativas de uma região), que em muitos casos pode ser de ameaça à existência de espécies nativas. Para evitar efeitos mais desastrosos, os cientistas recomendam que o comércio de anfíbios seja proibida e o controle sanitário de carne de rã seja intensificado.

Para saber mais:
http://science.sciencemag.org/content/360/6389/621
http://agencia.fapesp.br/fungo_letal_a_anfibios_esta_disseminado_pela_mata_atlantica/20679/
https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2018/05/11/cientistas-desvendam-origem-de-fungo-letal-causador-de-extincao-de-anfibios
http://ciencia.estadao.com.br/blogs/herton-escobar/cientistas-desvendam-origem-do-fungo-assassino-de-anfibios/



Por: Adauto Cardoso
adautolimacardoso@gmail.com
Adauto Lima Cardoso é biólogo, mestre e doutor em Genética pela Universidade Federal do Pará e pela Universidade Estadual Paulista, respectivamente. Atualmente realiza pós-doutorado no Departamento de Morfologia do Instituto de Biociências da UNESP.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.