Aba

quarta-feira, 9 de maio de 2018

O que acontece quando colocamos álcool no ovo?


As proteínas são macromoléculas biológicas formadas por um conjunto de aminoácidos ligados entre si, sendo bastante diversificadas quanto a sua forma e função. São os principais componentes de estruturas tão diferentes quanto a clara dos ovos, os cascos e chifres, o bico e as penas das aves. Além disso, exercem várias funções no organismo, participando inclusive da composição celular e estão envolvidas em diversos processos biológicos que permitem sua sobrevivência.

As proteínas podem possuir estruturas primárias, secundárias, terciárias e quaternárias (Figura 1). Várias das funções dessas proteínas estão ligadas diretamente a sua estrutura. No entanto, elas podem perder sua conformação estrutural, e, consequentemente, deixar de serem ativas. Quando essas conformações são alteradas e/ou destruídas, nós dizemos que a proteína foi desnaturada ou ocorreu desnaturação proteica, mantendo somente a estrutura primária, que é a própria cadeia peptídica, formada por uma sequência de aminoácidos ligados entre si (Figura 1).


Figura 1

Diante o exposto, esse texto tem como objetivo elucidar um experimento sobre desnaturação de proteínas para alunos do Ensino Médio. Essa prática enfoca os mecanismos físico-químicos envolvidos no processo de desnaturação proteica da albumina (presente na clara do ovo), descritas a seguir:

Como realizar o experimento de desnaturação proteica na escola.

Materiais

  • 1 ovo de galinha/codorna
  • Álcool etílico
  • 1 prato

Procedimento Experimental

  1. Quebre o ovo no prato;
  2. Coloque o álcool na clara do ovo;
  3. Aguarde alguns minutos e observe o que acontece;
  4. Alunos deverão expor o que foi visto, justificar e concluir (escrito e/ou debate).




Resultado e Discussão (Professor e alunos)

Após a atividade prática, pode-se observar que a clara do ovo fica branca, como se tivesse a fritado. Isso ocorre por que a albumina, presente na clara do ovo, reage com o álcool e sofre desnaturação, ou seja,o álcool quebra as ligações de hidrogênio presentes nas estruturas secundárias e terciárias das proteínas fazendo com que ela mantenha somente sua estrutura linear, primária.  Além disso, o professor pode levantar as seguintes questões:

  1. Como ocorre a desnaturação das proteínas? E por que ocorre? 
  2. Além do álcool, o que mais pode causar desnaturação das proteínas? Por que?
  3. Existem outros exemplos no cotidiano que é possível observar o mesmo processo? Quais?
  4. E o processo reverso? É possível? Por que?


Referências:
http://www.euquerobiologia.com.br/2017/12/tipos-estruturas-proteinas.html
https://www.colegioweb.com.br/quimica/como-funciona-desnaturacao-das-proteinas.html

Sobre os autores:

Talita R. A. Almeida
aleixo.talita@yahoo.com.br
Talita é bióloga e mestre em Genética pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho Câmpus de Botucatu/SP, estudante de Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela mesma instituição.



Rafael Takahiro Nakajima
nakajimatakahiro.r@gmail.com
Rafael é biólogo e Mestre em Ciência Biológicas (Genética). Estudante de Doutorado. UNESP - Instituto de Biociências de Botucatu

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.