Aba

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Inteligência artificial capaz de criar modelo 3D de uma pessoa a partir de apenas alguns segundos de vídeo

 Agora vai ficar mais fácil e mais barato fazer figuras digitais mais próximas da aparência humana


Se colocar dentro de um videogame, com corpo e tudo, acabou de ficar mais fácil. A inteligência artificial (IA) já vem sendo usada faz bastante tempo para criar modelos em três dimensões do corpo de pessoas para avatares em realidade virtual, vigilância, escolher roupas virtuais e até filmes. Mas, normalmente, ela requer câmeras especiais e equipamentos para detectar profundidade ou, ainda, ver o mesmo objeto sob vários ângulos. Um novo algoritmo (algoritmo é simplesmente uma "receita" para executarmos uma tarefa ou resolver algum problema) recém desenvolvido cria modelos em 3D usando apenas vídeos comuns sob um único ângulo.

O sistema possui três etapas:

1) O sistema analisa um vídeo de alguns segundos de alguém se movimentando (de preferência alguém se virando em 360º para mostrar todos os lados) e, para cada quadro, cria uma silhueta separando a pessoa do ambiente. Baseado em técnicas de aprendizado de máquinas (onde computadores aprendem algo depois de extraírem padrões de vários exemplos), o computador estima o formato do corpo em 3D e a localização das articulações.

2) Na segunda etapa, ele analisa as poses que o humano virtual estava fazendo em cada quadro, fazendo com que cada quadro mostre a imagem com a pessoa de braços abertos, formando um T. Depois disso, combina a informação da pessoa fazendo um T em apenas um modelo com maior acurácia.

3) Finalmente, na terceira e última etapa, são aplicadas cor e textura ao modelo baseado no cabelo, na roupa e na pele de quem foi gravado.

No vídeo abaixo (em inglês), é mostrado em detalhes todo o processo:



Os pesquisadores testaram o método com uma grande variedade de formatos de corpo, de roupa e de ambientes e concluíram que seu algoritmo possui uma precisão de 5 milímetros. Esse sistema também pode reproduzir amassados e dobras em tecidos, mas ele ainda sofre um pouco com saias e cabelos compridos. Basicamente, apenas com um modelo seu, é possível mudar seu peso, suas roupas e até colocar seu modelo para fazer poses virtuais!

Quer saber mais?

- Em inglês:
http://www.sciencemag.org/news/2018/04/watch-artificial-intelligence-create-3d-model-person-just-few-seconds-video
https://arxiv.org/abs/1803.04758
- Em português:
https://dicasdeprogramacao.com.br/o-que-e-algoritmo/



Por: Lucas Farinazzo Marques
kim_farinazzo@hotmail.com
Sobre o autor: Biólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e atualmente trabalha com Bioinformática.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.