Aba

terça-feira, 20 de março de 2018

Teoria da relatividade: veja fotos de dobramentos no espaço-tempo



Você sabia que hoje (20/03/2018) comemoramos o aniversário de 103 anos da publicação da Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein? A Teoria da Relatividade revolucionou a Ciência moderna ao apresentar uma nova forma de se entender o Universo, desbancando a Mecânica Newtoniana que regia a Física até então. E para quem pensa que as ideias de Einstein só são relevantes no papel, está muito enganado: a Teoria da Relatividade possui aplicações práticas,  como por exemplo dar mais precisão ao GPS.

Além disso, a Teoria da Relatividade tem ajudado o Telescópio Hubble a ver galáxias distantes. Os cientistas da NASA exploram o fenômeno de “lentes gravitacionais” predito pela Teoria de Einstein. Esse fenômeno acontece porque alguns agrupamentos de galáxias possuem tanta massa que causam distorções na malha do Espaço-Tempo.

Figura 1 – Agrupamento de galáxias causando distorção no Espaço-Tempo. Retirado de vídeo da NASA.

Por isso, quando a luz passa pelo agrupamento de galáxias, ela tem sua “rota” alterada. Assim, quando o Hubble fotografa objetos que estão atrás da distorção, as imagens apresentam várias peculiaridades: zoom de bilhões de anos luz, galáxias “esticadas”, ou mesmo objetos aparecendo várias vezes na mesma foto!
Figura 2 – Deslocamento da luz. Retirado de vídeo da NASA.

  Confira abaixo as imagens do Hubble com efeito de “lentes gravitacionais”:



Também, não deixe de conferir este vídeo da NASA (em inglês) explicando as lentes gravitacionais:







Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.