Aba

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Você viu o DNA do morango?




Por: Talita R. A. de Almeida
aleixo.talita@yahoo.com.br


A partir da metade do século XX, a grande área das ciências biológicas passou por uma verdadeira revolução devido à elucidação da estrutura da molécula de DNA proposta por Watson e Crick, em 1953.

Mas o que é DNA?  

O DNA é uma molécula orgânica constituída por dois filamentos de polinucleotídeos, formando uma dupla hélice que é responsável pelo armazenamento e transmissão da informação genética. Ele está presente na maioria das células dos organismos e pode ser encontrado dentro do núcleo de organismos eucariontes ou solto no citoplasma das bactérias. Ah! Alguns vírus também podem ter DNA em sua composição.
Recentemente, foram desenvolvidas diferentes técnicas para a manipulação da molécula de DNA em laboratório, as quais vem oferecem possibilidades sem precedentes na área da genética. Dentre essas possibilidades podemos destacar, por exemplo, a identificação de mutações na molécula de DNA que podem estar associadas a doenças, a evolução das espécies, a testes de paternidade e a relações de parentescos entre indivíduos.
Entretanto, para utilizarmos essa técnicas é necessário, primeiramente, obter o DNA através da sua retirada de dentro da célula. Você já pensou em como retirar o DNA de dentro da célula? Será que é possível fazer isso na escola?
Com a utilização de alguns ingredientes simples e realizando os procedimentos corretamente é possível extrair e visualizar o DNA de um morango, por exemplo.
O experimento descrito abaixo tem como objetivo demonstrar através de um método “caseiro” como obter o DNA. É claro que, em pesquisas de ponta, o método passa a ser mais "rebuscado" para obter um material de melhor qualidade. No entanto, os princípios da extração caseira e da extração em um laboratório de alta tecnologia são os mesmos. Dessa forma, pensar e realizar essa prática  aproxima o experimentador de uma realidade tecnológica que, muitas vezes, parece distante. Um ótimo local para trabalhar esse experimento é a escola, afinal muitos estudantes sentem dificuldade de compreender (especialmente no Ensino Médio) conceitos abstratos tais como estruturas moleculares, como o DNA e outras moléculas químicas.

Materiais para isolamento do DNA do morango:

- Morangos;
- Cadinho e pistilo ou saco plástico;
- Colher de chá;
- Detergente de cozinha, preferencialmente, sem cor;
- Sal de cozinha;
- Álcool comercial, preferencialmente, gelado;
- Peneira;
- Água;
- Copo plástico;
- Tubo tipo falcon (15 ml) ou recipiente semelhante;
- Palito de sorvete.

Procedimento:

1. Colocar o morango dentro do saco plástico e macerá-los pressionando os morangos com os dedos ou macerar o morango dentro do cadinho com o auxílio de um pistilo até obter uma pasta homogênea. Em seguida, o morango macerado deve ser transferido para um copo plástico;
2. Em outro copo, dissolver 2 colheres (chá) de sal e uma colher (chá) de detergente em 150 ml de água. Mexer bem como uma colher até a mistura dissolver completamente;
3. Adicionar 50 ml da mistura de água, sal e detergente sobre a pasta de morango obtida da maceração. Misturar como auxílio de uma colher;
4. Esperar, aproximadamente, 5 minutos;
5. Coar, cerca de 5ml, da solução obtida com um auxílio de uma peneira em outro copo plástico;
6. Colocar metade do líquido peneirado no tubo falcon;
7. Adicionar dois volumes de álcool no tubo falcon sobre a solução filtrada;
8. Esperar de 2 a 3 minutos sem misturar;
9. Enrolar e coletar a molécula de DNA com o auxílio do palito de sorvete (passo opcional).
Durante a aula prática o professor pode questionar e discutir com os alunos os seguintes pontos:

1. Por que é necessário macerar o morango?
2. Quais são as funções do sal e do detergente na solução de extração?
3. O que acontece quando se coloca álcool gelado na solução?
4. É possível visualizar a dupla hélice que constitui a molécula de DNA após a extração? Por que?

Quer saber mais sobre o assunto, acesse:
http://www.ibb.unesp.br/Home/Departamentos/Morfologia/Laboratorios/LaboratoriodeGenomicaIntegrativa/pra769ticas-laboratoriais-experimentando-gene769tica-2007.pdf
http://www.genoma.ib.usp.br/sites/default/files/protocolos-de-aulas-praticas/extracao_dna_morango_web1.pdf

Sobre a autora: Bióloga e mestre em Genética pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Câmpus de Botucatu/SP, estudante de doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela mesma instituição.

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.