Aba

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Under the Sea: imagens de um mundo submarino


“Doc estava recolhendo animais marinhos na Grande Restinga, na extremidade da Península. É um lugar fabuloso. [...] Quando a maré está baixa, aquele pequeno mundo aquático torna-se sereno e adorável. O mar é muito claro e o fundo vira um lugar fantástico, povoado por animais sempre disparando de um lado para outro, lutando, se alimentando, procriando.”

John Steinbeck, Cannery Row


Imagem: “O conto da tartaruga”. A fotografia, que mostra uma tartaruga nadando na Grande Barreira de Corais australiana, foi capturada pelo bacharel em Ciência Jordan Robins. O fotógrafo e suas imagens do animal marinho conquistaram o Grande Prêmio de Fotógrafo do Ano de 2017 da Revista de Fotografia Australiana. Confira outras imagens no site do concurso. Aprenda mais sobre a grande barreira de corais no site do governo australiano


 Imagem: Euprymna berryi durante a noite. A imagem foi capturada em Batangas, uma província das Filipinas, pelo fotógrafo Todd Bretl.  Euprymna berryi, que é bioluminescente, é do grupo Cephalopoda, o mesmo que as lulas e os polvos. Confira mais imagens de animais marinhos no Pinterest do aquário de Monterey (CA). Também, veja mais fotos de Todd bretl em seu Flickr, e aprenda mais sobre os Cephalopoda no site da Universidade da Califórnia



 Imagem: Ilustrações de animais da classe Ascidiacea, que fazem parte dos urocordados e são exclusivamente marinhos. A ilustração foi feita por Ernst Haeckel, em seu livro Kunstformen der Natur de 1904. Haeckel (1834-1919) foi um importante biólogo conhecido por desenvolver o conceito de “a ontogenia recapitula a filogenia”. Confira uma legenda mais detalhada e veja mais ilustrações de Kunstformen der Natur  no repositório Wikimedia Commons.



ATENÇÃO! Esperamos que vocês tenham gostado da nossa seleção de imagens dessa semana: a biodiversidade marinha realmente é incrível. Porém, os ecossistemas marinhos têm se desequilibrado por causa das atividades humanas, e várias espécies já foram extintas. Por isso, caso você esteja passando este Carnaval na praia, lembre-se de:

1) Não jogar lixo no mar;
2) Não pisar em recifes de corais;
3) Não andar com veículos motorizados em locais que tartarugas marinhas possam fazer ninhos;
4) Não levar conchas e outras "lembranças" similares para casa;
5) Ter respeito pela vida selvagem. 

Seguindo essas dicas simples, você estará ajudando o mundo a ser um lugar melhor, e preservando a praia para vários outros incríveis Carnavais no futuro 😉. Tenha um ótimo feriado!


Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.