Aba

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Estrela vs. Buraco Negro

Imagem: Representação artística da disrupção por maré ASASSN-14li. Créditos: Goddard Space Flight Center, NASA, EUA. Imagem obtida em www.nasa.gov/image-feature/star-wanders-too-close-to-a-black-hole. Evento astronômico originalmente descrito em Miller, J. M. et al. (2015) ‘Flows of X-ray gas reveal the disruption of a star by a massive black hole’, Nature. Vol. 526, p. 542-545. 

A imagem mostra o evento ASASSN-14li, que ocorreu a 290 milhões de anos luz de distância da Terra, quando um buraco negro "consumiu" uma estrela. Nesse evento de proporções épicas, chamado de disrupção por maré, os escombros da estrela (tons de marrom) ficam circulando ao redor do buraco negro até serem absorvidos por ele, o que inicialmente gera uma enorme quantidade de luz. Também, há presença de "vento" (azul) em sentido contrário ao do buraco negro, apesar de não veloz o suficiente para eventualmente escapar da grande força gravitacional do buraco.

ASASSN-14li foi inicialmente detectado em 2014 pelo programa All-Sky Automated Survey for Supernovae (ASAS-SN), e permitiu que cientistas entendessem um pouco mais os misteriosos buracos negros. Explore um pouco mais sobre ASASSN-14li no site do observatório por raios-X Chandra e veja a formação dessa disrupção de maré na animação retirada Goddard Space Flight Center da NASA:


Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.