Aba

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Bife ou salada? Conheça o primeiro tubarão a se alimentar de plantas






Por: Érica Ramos
erica.ramos00@gmail.com


Predadores cruéis, essa é a descrição mais associada à imagem dos tubarões, inclusive nos filmes de terror. No entanto, além de serem espécies chave na Ecologia dos mares, em janeiro de 2018, pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) comprovaram que não só de carne vivem os tubarões. Sim, é isso mesmo, a pesquisadora  Samantha Leigh comprovou que a espécie de tubarão, cujo nome popular é tubarão-de-pala (nome científico Sphyrna tiburo, Figura 1), é onívora, portanto se alimenta tanto de carne quanto de plantas, com uma dieta mais diversificada. Essa espécie habita diversas regiões de lama e grama de estuários e baías nos EUA, México, Brasil e Equador (em profundidades de 10 a 80 m). Os indivíduos dessa espécie podem chegar a 1,5m de comprimento.

Figura 1: Tubarão-de-pala (fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Bonnethead)

Em 2007, outro grupo de pesquisadores havia notado, no conteúdo estomacal de um animal dessa espécie, a presença de grama do mar. No entanto, isso não era o suficiente para provar que esses animais eram realmente onívoros, afinal ele poderia ter ingerido as plantas ao acaso e não se nutrido delas.
Para resolver essa questão, Leigh e colaboradores alimentaram animais dessa espécie com uma dieta de 90% de grama do mar e 10% de polvo por várias semanas. Como resultados, eles verificaram que os animais não só se mantiveram nutridos, como ganharam peso, sem apresentar nenhum tipo de efeito negativo advindo de sua alimentação.
Além disso, o grupo resolveu ir mais a fundo na questão e comprovou que, apesar de o intestino desses animais ser curto,  há nele uma enzima responsável pela digestão da celulose, o que é essencial à digestão desse tipo de alimento e consequente absorção de nutrientes. Para complementar, por meio do estudo de Carbono-13, os pesquisadores comprovaram que 50% do total de nutrientes ingeridos na dieta de plantas era absorvido no sangue dos animais. 
Esse estudo comprova que os tubarões-de-pala são a primeira espécie encontrada que apresenta uma dieta generalista e onívora. Depois dessa descoberta a pergunta que fica é: existem outras espécies que preferem a salada e nós não sabemos ainda? Deixe sua opinião!


Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.