Aba

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

"Muito prazer, eu sou a arara-azul" - Cartilha educativa como recurso para o ensino de ciências e biologia



Por Talita Aleixo
email: talita.aleixo@ibb.unesp.br



Cartilha Ilustrativa sobre Conservação da Arara-Azul.


O tema “o ser humano e a natureza” é discutido nas escolas ao longo de todo o Ensino Básico, aparecendo com maior ênfase e profundidade nos conteúdos curriculares referentes aos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II e na 1º série do Ensino Médio. Na prática diária, o ensino de Ciências e Biologia enfrenta alguns desafios, como o de encorajar e capacitar os alunos a participarem ativamente de debates que exijam conhecimentos biológicos e interpretação crítica da realidade. Para enfrentar esses desafios, é interessante que as disciplinas contemplem uma alfabetização científica e ecológica , que por sua vez não despreze a inserção social e cultural do aluno.
Nesse sentido, um dos grandes desafios da escola é possibilitar ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a compreensão de seu papel como ser humano na natureza. É aí que se encontra a dificuldade de muitos educadores! Relacionar a vida cotidiana do aluno com os conhecimento científicos que ele precisa aprender, e esta  tarefa exige mudança de postura e da forma como se constrói o pensamento.
A partir dessa reflexão o que se propõe ao professor é aliar o  uso de cartilhas como material educativo, que se utiliza de uma linguagem simples, didática, ilustrada e de formato adequado, a temas cientificamente conceituados e do cotidiano do aluno. Por exemplo, "Conservação e Extinção de Espécies" são temas trabalhados na cartilha “Muito prazer, eu sou a arara-azul”, que apresenta conteúdos da área de Conservação Biológica utilizando como exemplo a espécie ameaçada arara-azul, no formato de narrativa ilustrada, com personagens da fauna brasileira. Além disso, este material contém um espaço para atividades didáticas lúdicas e, ainda, uma lista indicativa de órgãos e instituições que auxiliam na conservação da biodiversidade brasileira.
Quer saber mais sobre este material educativo e sobre a conservação dessa ave ameaçada de extinção?
Para você saber mais sobre a araras-azul, as ameaças e as principais ações para sua conservação, acesse a cartilha “Muito prazer, eu sou a arara-azul” no link
http://museuescola.ibb.unesp.br/docs/cartilha_arara_azul.pdf
Boa leitura!

Sobre a autora: Bióloga e mestre em Genética pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho Câmpus de Botucatu/SP, estudante de Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela mesma instituição.

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.