Aba

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

CSI 002: Homem-Aranha


Por:
Carolina S. Santos
anacarol1712@gmail.com
 Camila Cristina 
 cris_camila@yahoo.com.br
Quem nunca assistiu Homem-Aranha e ficou morrendo de vontade de poder escalar paredes e soltar teias? Será que se eu deixar uma aranha modificada geneticamente me picar ela pode me transformar em um super-herói?



Quando uma aranha pica o homem, ela inocula nele o seu veneno, porém na maioria das vezes ele não é tóxico. Alguns tipos de veneno podem provocar reações que podem causar desde uma irritação local até mesmo a morte, dependendo da espécie da aranha. Entretanto, a  transmissão de características genéticas  que permitiria escalar paredes fica por conta do Stan Lee!



A habilidade das aranhas de escalar paredes vem da presença de minúsculos pelos nas suas pernas. Ao olho nu, aquelas pequenas aranhas não aparentam ser peludas, porém suas pernas estão cobertas por pelos e esses pelos ainda são cobertos por pelos ainda menores que ajudam na adesão a uma superfície plana, como se fosse uma camada adesiva. Esses pequenos pelos são responsáveis por gerar a chamada força van der Waals, que confere às aranhas uma espécie de retenção magnética com a superfície. É como se esses pelos funcionassem como pequenos ímãs, que permitem com que as aranhas fiquem aderidas a uma superfície (Figura 1).

Figura 1: Estruturas responsáveis pela adesão. A: Esquema demonstrando os pelos responsáveis pela aderência das aranhas. B: Fotos demonstrando as estruturas de aderência dos lagartos (gecos). 
Podemos imaginar que aranhas maiores teriam mais dificuldade em se aderir, e isso realmente ocorre! Animais maiores possuem, além dos pelos, uma camada adesiva que os matem aderidos nas paredes pelo mesmo princípio da  da força de Van der Waals.



Os pesquisadores observaram que os animais mais pesados com a capacidade de caminhar na posição vertical ou no teto são os gecos. Assim, para que o ser humano possa escalar paredes da mesma forma que lagartixas, aranhas e até mesmo o Homem-aranha, seria preciso que ele possuísse, também, estruturas de “fixação” adesivas recobrindo 40% do corpo (Figura 2), O que tornaria as escaladas impraticáveis, já que grande parte de seu corpo estaria  preso à parede. Hipoteticamente, um super-herói humano poderia se agarrar às paredes e ter melhor capacidade de manobra se tivessem pés muito grandes, mas eles teriam que ser enormes.

Figura 2:  Esquema demostrando qual a porcentagem de área corpórea coberta por estruturas de aderência, em diferentes espécies, que seria necessária para escalar paredes.  

Outra habilidade do Homem-aranha é a de lançar teias, porém organicamente falando, para um humano ter a mesma capacidade da aranha, ele precisaria possuir glândulas sericígenas que seriam capazes de secretar um tipo de proteína em estado líquido, que ao entrar em contato no ar se solidificaria, permitindo tecer a teia.



Nos três primeiros filmes do Aranha, a teia era produzida pelo próprio organismo do nosso herói, Entretanto, nos quadrinhos e nos últimos filmes lançados (incluindo o lançado recentemente, “Homecoming”), Peter Parker usa suas habilidades cientificas para criar um pequeno dispositivo que ele usa nos pulsos para disparar uma espécie de teia sintética. Mas se a teia utilizada por Peter Parker for sintética, ele terá vários problemas, pois precisá torna-la tão resistente como a que é produzida pelas aranhas. O primeiro desafio seria acoplar um material muito resistente para ele se pendurar e carregar todo o fluido necessário para produzir uma teia. Além disso, seria necessário um lançador compacto e produzido com material extremamente leve, onde as teias sintéticas seriam armazenadas em cartuchos sob pressão.


E essa foi a nossa investigação CSI002! Qual próximo filme ou série vocês querem investigar?! Mandem nos comentários as suas sugestões e dúvidas.

Sobre as autoras: 
Camila: Biomédica e mestranda em Genética Humana e Médica pela UNESP de Botucatu.
Carolina: Biomédica, doutoranda na área de Genética de Microrganismos pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Genéticas) do IBB/UNESP Botucatu.

Quer saber mais? Veja os links abaixo:
http://www.thescienceof.org/physics/wall-crawling-spider-man-geckos-van-der-waals-forces/
http://osupernerd.com.br/quadrinho/lancador-de-teias-como-funciona/
http://www.cam.ac.uk/research/news/why-spider-man-cant-exist-geckos-are-size-limit-for-sticking-to-walls
https://www.youtube.com/watch?v=x14qTxU5jFA
https://www.youtube.com/watch?v=wETHkxFDmeQ

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.