Aba

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Colonização espacial, um sonho que se aproxima

Por:
Cristiane S. Alves 
cris_desantis@yahoo.com.br
Será que o sonho de colonizar outros planetas, fora do nosso sistema solar, vai ser possível algum dia? Imaginem um universo no qual poderemos viajar de um planeta a outro, para visitar os parentes no natal, ou se preferir, usar a desculpa de que 11 anos-luz é muito longe para uma visitinha....

Astrônomos se dedicam há anos ao árduo trabalho de buscar planetas com potencial de abrigar a vida como a conhecemos, sem falar na busca de vida extraterrestre. Às vezes, a incansável busca destes cientistas pode ser recompensada com descobertas instigantes!

Um time de astrônomos europeus e sul-americanos, liderados pelo Dr. Xavier Bonfils, do Institut de Planétologie et d’Astrophysique de Grenoble na França publicou recentemente dados que revelaram que a estrela anã-vermelha   Ross128 - nomeada em homenagem a seu descobridor, Frank Elmore Ross, em 2016 - apresenta um planeta em sua órbita que pode abrigar vida, como nós a conhecemos.

Tamanho comparativo entre o nosso Sol e uma estrela anã-vermelha

A estrela Ross128 fica à 11 anos-luz de distância do nosso sistema solar, sendo que, cada ano-luz corresponde à 9,46 trilhões de quilômetros. Em termos cósmicos, acreditem, essa distância é curta!

Mapa da constelação de Virgem, onde está a estrela anã-vermelha Ross128, marcada com um círculo vermelho, próxima à linha azul e ao ponto ß, no quadrante superior à direita.
Ao redor desta estrela, foi descoberto um exo-planeta com tamanho similar ao da Terra, chamado de Ross 128 b. Ele orbita a estrela Ross128 a cada 9,9 dias e parece ser temperado, isto é, sua temperatura de superfície varia de -60ºC a 20ºC, similar às da Terra.

Ross 128 b está orbitando sua estrela, a uma distância 20 vezes mais próxima do que a Terra do Sol, recebendo 1,38 vezes mais radiação do que a Terra recebe do Sol e, também, recebe "luz do sol" suficiente para não ser, nem muito quente, nem muito frio, características importantes para abrigar a vida como a conhecemos.

Os dados vieram depois de mais de uma década de pesquisa no HARPS (sigla em inglês para “motor de busca de alta precisão por velocidade radial”), uma espécie de caçador de planetas, localizado no Observatório La Silla no Chile. Em todo este tempo, os cientistas monitoraram o céu intensamente e, aliados a técnicas de analises de última geração, foram capazes de compilar os dados e chegar a estas descobertas.

O exo-planeta Ross 128 b e sua estrela, estão se aproximando do nosso sistema solar, e a previsão é de que em 79.000 anos (um piscar de olhos, em termos cósmicos) Ross 128 b seja o exo-planeta mais próximo da Terra, lugar ocupado hoje pelo Proxima Ceuntauri b. O sistema da estrela Proxima Centauri e seu exo-planeta também estão se movendo em direção ao nosso sistema solar, porém, segundo os astrônomos, vai chegar a um ponto em que eles irão começar a se afastar de nosso sistema, impossibilitando uma colisão entre planetas.

Estas características fazem com que Ross 128 b seja o exo-planeta, mais próximo do que conhecemos, que apresenta condições para abrigar vida. Entretanto, antes de começarmos a fazer planos para colonizar outros planetas, mais pesquisas precisam ser feitas por nossos incansáveis cientistas!





Sobre a autora:  pós-doutoranda do Laboratório de Telômeros no Departamento de Genética do IBB-UNESP de Botucatu. Bióloga pelo IBB-UNESP de Botucatu, com Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela mesma instituição, com período sanduíche na Universidade de Utah, em Salt Lake City e Cold Spring Harbor Lab, em Nova York, EUA.

Ficou curioso? Veja os links abaixo:

Português
http://www.bbc.com/portuguese/geral-42011369
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/como-e-ross-128-b-o-recem-descoberto-planeta-proximo-a-terra-com-melhores-condicoes-para-abrigar-vida.ghtml
https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/espaco/como-e-ross-128-b-o-recem-descoberto-planeta-proximo-a-terra-com-melhores-condicoes-para-abrigar-vida,33afa2e0059a119c4e14527da02871261wgeejy5.html
http://veja.abril.com.br/ciencia/planeta-potencialmente-habitavel-e-descoberto-perto-da-terra/

Inglês
https://www.scientificamerican.com/article/interstellar-message-beamed-to-nearby-exoplanet/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=sa-editorial-social&utm_content&utm_term=space_
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.