Aba

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

A fórmula da Juventude – será que ela existe?

Por:
João Paulo Marcondes 
jpcastromarcondes@gmail.com
Quem não gostaria de uma fórmula mágica que pudesse reverter o envelhecimento?

Possivelmente, a grande maioria das pessoas gostaria de permanecer jovem por mais tempo, adiando, assim, os efeitos negativos da idade e da exposição a diversos fatoreis ambientais prejudiciais, como o fumo, por exemplo, sobre nosso organismo. Caso essa fórmula mágica existisse, ela poderia evitar ou retardar desde o envelhecimento da pele ao surgimento de doenças relacionadas à idade, como, por exemplo, a artrose.

Embora as pesquisas sobre o envelhecimento tenham evoluído muito nos últimos anos, retardar consideravelmente tal processo e, também, o surgimento de doenças associadas ao mesmo ainda é uma meta a ser alcançada. Entretanto, talvez estejamos mais próximos de tal meta.

Neste ano, diversos estudos realizados em modelos animais mostraram que matar as células senescentes por meio de drogas específicas (drogas senolíticas: que atacam células senescentes), restaura o porte físico, a densidade da pelagem e função dos rins de camundongos naturalmente senis e aqueles camundongos geneticamente modificados para apresentarem envelhecimento precoce. Além disso, drogas como o dasatinibe em associação com a quercetina podem melhorar a função pulmonar de camundongos senis com fibrose pulmonar idiopática. A eliminação de células senescentes também diminuiu o desenvolvimento de artrose em modelos animais, sendo, portanto, importante alvo para o tratamento das doenças degenerativas das articulações, comuns durante o envelhecimento.


Surgimento e morte das células senescentes.

Mecanismo de ação da droga senolítica FOXO4-DRI. A) a droga FOXO4-DRI faz com que as proteínas FOXO4 e P53 se separem, no núcleo das células senescentes; B) a proteína P53 vai para o citoplasma e ativa outras proteínas e moléculas que levam as células senescentes à morte; C) com a morte das células senescentes, ocorre a diminuiçãoda produção de moléculas inflamatórias e as células normais (não senescentes) e o tecido voltam ao estado de homeostase (tornam-se mais saudáveis); D) isso promove no organismo (camundongo senil) uma recuperação do vigor físico, aumento da densidade da pelagem e melhora da função renal.

Até o momento foram descobertas em torno de 14 drogas senolíticas. Além disso, os resultados promissores com os modelos animais estão encorajando pesquisadores, como os da MayoClinic, nos Estados Unidos, a dar início a um estudo clínico com os compostos dasatinibe e quercetina para o tratamento da doença crônica dos rins.

Entretanto, os pesquisadores alertam que estas drogas podem ter efeitos colaterais, como, por exemplo, o retardo na cicatrização de feridas. Assim, têm-se um longo caminho para se testar a eficácia e segurança de tais drogas em humanos.

Sobre o autor: Biólogo, pesquisador e apaixonado por animais abandonados..

Ficou curioso veja os link abaixo

Português:

http://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/drogas-para-deter-o-envelhecimento-e-os-dividendos-da-longevidade.html
http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/potencial-dos-medicamentos-senoliticos-analisado-pela-mayo-clinic

Inglês:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28340339?dopt=Abstract&holding=npg
Figuras traduzidas de:
https://www.nature.com/news/to-stay-young-kill-zombie-cells-1.22872
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.