Aba

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Ao infinito e além

Foto: Primeira foto do espaço. White Sands Missile Range / Applied Physics Laboratory. Para saber mais, confira esta matéria da revista do Smithsonian, que é o maior complexo de museus e centros de pesquisa do mundo (em inglês).


Há 71 anos atrás, em 24 de Outubro de 1946, cientistas americanos obtinham a primeira foto da Terra tirada do espaço. Os pesquisadores prenderam uma câmera a um míssil que fora capturado dos nazistas, e lançaram o conjunto para o alto. Após uma subida de cerca de 100 quilômetros e uma queda muito veloz, o filme da câmera foi resgatado, e pode-se visualizar, pela primeira vez, a Terra vista do espaço.

Já a foto mais distante da Terra até hoje foi capturada em 14 de Fevereiro de 1990 pela sonda espacial Voyager 1, que estava a  40 unidades astronômicas de distância do Sol no momento. A foto é conhecida como Pale Blue Dot (“Pálido pontinho azul”), um termo que foi cunhado pelo famoso cientista e escritor Carl Sagan.

Foto: Pale Blue Dot. A Terra é o pequeno ponto na meio da faixa marrom à direita. As faixas coloridas são resultados de dispersão de raios de luz. NASA/JPL-Caltech. Para saber mais, acesse esta página da NASA (em inglês).

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.