Aba

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Aves: “Tráfico ilegal e Conservação Genética, o que é isso?”








Por: Bianca P. Gonçalves
bi_picado@hotmail.com



O tráfico de animais silvestres é um crime ambiental que movimenta milhões de dólares no mundo e o Brasil, por apresentar extensa biodiversidade, é um país alvo de traficantes que lucram com essa atividade ilegal. Os animais traficados sofrem maus-tratos e são submetidos a técnicas cruéis até serem vendidos ou levados ao seu destino. As aves são as mais capturadas devido à grande procura principalmente de colecionadores e pet shops. E quais as consequências desse terrível crime? A triste realidade é que 90% desses animais morrem no transporte. Esse grande número de mortes pode levar uma espécie em extinção, já pensaram nisso?
            Será que os cientistas podem auxiliar de alguma forma na conservação de espécies que sofreram com esse crime?


Figura 1: Capa da Cartilha "Aves: Tráfico Ilegal e Conservação Genética. O que é isso?

Diante desse problema, os cientistas atuam por meio da chamada Biologia da Conservação de diferentes formas. Uma das metodologias mais comuns é a Sexagem Molecular. Para compreender como a técnica funciona e como seus resultados podem contribuir para a resolução do problema ambiental, é necessária a compreensão de diversos conceitos de Biologia, tais como ecologia e genética, assuntos abordados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio.
Esse material pode ser utilizado por professores em sala de aula do Ensino Médio, deixando o conteúdo de genética mais simples, mostrando sua aplicabilidade e importância no aspecto de conservação mediante um crime ambiental corriqueiramente cometido, afinal muitas pessoas tem um Papagaio em casa, não é mesmo? Esse é um outro tópico que pode ser explorado em sala de aula com a cartilha. O que é um animal silvestre? O que é um animal doméstico? O que é tráfico de animal? Quem tem um papagaio em casa ou conhece alguém que tenha?
Dessa maneira, a cartilha “Aves: Tráfico ilegal e conservação genética. O que é isso?” traz, numa linguagem de fácil compreensão, contendo ilustrações e pequenos textos explicativos sobre a Genética da Conservação, a técnica de Sexagem Molecular. Ao abordar este tema, a cartilha busca, além da aprendizagem da técnica em si e dos conceitos biológicos nos quais se baseia, sinalizar um alerta contra o tráfico ilegal de animais silvestres, especialmente as aves. Além disso, a cartilha contextualiza os conhecimentos por meio de exemplos, como no caso em que a Sexagem Molecular é utilizada para identificar o sexo do animal e permitir que   casais sejam separados para se reproduzirem em cativeiro, algo extremamente importante para a manutenção da natureza da espécie.

O material está disponível para download pelo link http://www.ibb.unesp.br/Home/MuseuEscola/folder.pdf

Sobre a autora: Bióloga pela UENP/Bandeirantes, estudante de direito na ITE/Botucatu, mestre e estudante de doutorado em Ciências Biológicas (Genética) – IBB – UNESP/Botucatu, coordenadora da WAWFE (Worldwide Association of Woman Forensic Experts) no Brasil.

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.