Aba

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Desvendando os programas de computador

Por: Ariel Barcellos
barcellos.ariel@gmail.com
Programa de computador, seja ele grande como o sistema de um banco ou pequeno como um aplicativo de calcular em um smartphone, é um conjunto de instruções que descrevem uma tarefa que devem ser realizada por um computador. Para explicar como eles funcionam precisamos falar de três elementos essenciais: entradas, saídas e algoritmos. Vamos ver cada uma delas separadamente:

Entrada

São as informações que serão fornecidas ao computador para que sejam trabalhadas. A entrada pode ser o que você escreve com o teclado para aparecer na tela, ou o que você fala no microfone ou, ainda, a foto que você quer editar e até a impressão digital em um caixa automático. Entrada é tudo que quem está usando o programa coloca dentro do programa para ser trabalhado.

Saída

Saída é tudo que o programa devolve depois de ter sido processado. Tudo que você vê no monitor do computador é saída. O computador processou os dados e forneceu uma saída visível ao usuário. O texto digitado que aparece na tela do computador, a gravação de voz que sai pela caixa de som ou a foto que aparece na tela para edição. Ou seja, toda informação que o computador devolve para você é a saída.

Algoritmo

Algoritmos são listas de instruções implementadas em um programa através da linguagem de programação e são traduzidas pelo sistema operacional para que no fim, possibilite que o computador interprete e realize estas instruções.

Então, o que um programa de computador faz é:
  1. Perguntar para você quais são os dados (Entrada)
  2. Falar para o computador: "Faça essa lista de coisas com esses dados"
  3. Mostrar para você o resultado (Saída)
Exemplo de algoritmo na forma de fluxograma



Podemos pensar no nostálgico jogo Snake dos celulares Nokia do começo dos anos 2000 como exemplo:



Quais eram as entradas?

As entradas eram as direções que você enviava através do teclado do celular.

Qual era a saída?

A saída era a imagem da cobra andando e mudando de direção pela tela do celular.

O que os algoritmos faziam?

Os algoritmos faziam com que a cobra continuasse em uma direção até chegar no limite da tela, até encontrar um obstáculo, até encontrar um fruto ou até uma tecla de direção ser pressionada. Quando uma tecla de direção era pressionada, os algoritmos faziam com que a cobra mudasse de direção e voltavam a fazer com que ela continuasse na direção até uma condição que a alterasse. Quando encontrava um fruto os algoritmos faziam com que o tamanho da cobra fosse aumentado em um quadrado. Quando chegava ao limite da tela ou a um obstáculo os algoritmos faziam com que o jogo fosse encerrado.

Este é um exemplo bem básico, mas todo programa de computador que você já viu funciona desta maneira, desde o joguinho Snake e a calculadora do seu celular até sistemas que fazem o controle de tráfego aéreo ou realizam transações bancárias no mundo todo.

Nota do autor

Essa é uma explicação básica sobre programas de computador. Quem se interessar sobre o assunto, recomendo que procure algum tutorial ou livro de algoritmo e lógica de programação.

o Todas as linguagens de programação, ou pelo menos as que eu conheço, são em inglês. Então saber inglês ajuda muito. Se você não manja tanto no inglês, existe o Portugol ou Português estruturado que não é uma linguagem de programação, mas ajuda a entender algoritmos. Ele pode ser usado a partir do programa VisuAlg, por exemplo, o mesmo algoritmo mostrado no início do texto, porém em Portugol:


Pra quem manja no inglês, recomendo ir direto para a linguagem C, pois a estrutura é bem parecida com Java, C# e outras muito utilizadas no mercado. O DevC++ é um IDE (software para desenvolvimento) para programação em C e C++ e é bem simples de usar. Veja, abaixo, o mesmo algoritmo das figuras anteriores, desta vez utilizando a linguagem C.


Sobre o autor: Desenvolvedor de sistemas, prestando serviços à Diretoria Técnica de Informática da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia-UNESP, estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia de Botucatu.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.