Aba

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Como as inteligências artificiais podem mudar o mundo




Por:
Alejandra Viviescas 
 mariale88@gmail.com
Quando pensamos em inteligência artificial (IA), normalmente imaginamos robôs inteligentes, capazes de se rebelarem contra os humanos, no estilo exterminador do futuro. Embora um pouco distante do exemplo acima, as inteligências artificiais têm sido usadas na pesquisa científica desde a década de 80 e seu uso têm aumentado exponencialmente nos últimos anos, tornando-se cada vez mais popular. Isso é tão verdade, que, com certeza, você já interagiu com algum tipo de IA na última semana.

As IAs são programas de computador cujos algoritmos foram desenvolvidos para analisar dados e encontrar padrões. São alimentadas com dados reais e, a partir destes, elas conseguem encontrar padrões gerais. Além disso, estão programadas para aprender com os resultados anteriores, aperfeiçoando-se na resolução de problemas conforme são expostas a novas e diferentes situações.

No campo das pesquisas científicas, em diferentes áreas da ciência, as IAs são cada vez mais utilizadas, especialmente agora, pois há uma grande quantidade de dados disponíveis que são cada vez mais difíceis de analisar. Uma IA consegue processar uma grande quantidade de dados e encontrar padrões muito mais rápido do que qualquer ser humano.

Recentemente, a revista Science apresentou uma lista de exemplos de inteligências artificiais que são utilizadas em diferentes áreas científicas.

Por exemplo, cientistas sociais usam a IA para analisar publicações em redes sociais e encontrar padrões de risco tanto de doenças físicas como mentais. A partir da compilação desses dados eles criaram um mapa dos Estados Unidos que mostra o bem-estar geral da população, como podemos ver no mapa abaixo.

Mapa de bem-estar dos Estados Unidos desenvolvido por inteligências artificiais.
Um grupo de geneticistas também usou o poder de análises de dados das inteligências artificiais para varrer o genoma na busca de genes relacionados com a predisposição ao autismo. Além disso, astrofísicos de diferentes lugares do mundo usam IAs para analisar grandes quantidades de imagens do universo, achando os padrões dos corpos celestes, o que permite melhorar a resolução das fotos espaciais, como mostra a figura abaixo. Esses são só alguns exemplos de IAs utilizadas como ferramentas na pesquisa científica.
Foto original de uma galáxia (esquerda) e a mesma foto melhorada por inteligência artificial (direita)
Entretanto, não são somente os cientistas que usam as IAs no dia a dia. A Siri, e outras assistentes pessoais dos telefones inteligentes, ou a função do Netflix ou do Spotify que sugere filmes e músicas que você poderia gostar, são exemplos de IAs que utilizamos praticamente todos os dias. Uma grande quantidade de sistemas de segurança e detecção de fraude também utilizam as capacidades das IAs para analisar grandes quantidades de dados e encontrar padrões.

Uma das primeiras utilidades que a sociedade deu às IAs, foi na implementação de pilotos automáticos nas viagens comercias de avião. Hoje em dia, calcula-se que em média apenas 7 minutos de cada viagem de avião requerem do piloto humano. Num futuro cada vez mais próximo, o uso de IAs vai permitir a existência de carros autodirigidos como o do GIF abaixo.



Os exemplos acima mostram que as IAs desempenham um grande papel na melhoraria do nosso dia a dia e, estão se tornando cada vez mais complexas. Só o futuro vai dizer qual é o seu real potencial.

Sobre a autora: Bióloga e mestre em biologia pela Universidade Nacional da Colômbia, estudante de Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Botucatu/SP.


-Em inglês:

https://www.youtube.com/watch?v=mJeNghZXtMo
http://www.sciencemag.org/news/2017/07/ai-revolution-science
https://www.techemergence.com/everyday-examples-of-artificial-intelligence-and-machine-learning/

Imagens originais retiradas de:

http://wwbp.org/
http://www.sciencemag.org/news/2017/07/ai-changing-how-we-do-science-get-glimpse
https://www.youtube.com/watch?v=mCj_C1NOVxw&index=7&list=WL&t=48s
GIF feito usando https://giphy.com/

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.