Aba

quarta-feira, 5 de julho de 2017

O laboratório no seu prato

 

 Por: Alejandra Viviescas 
mariale88@gmail.com

Você já pensou na possibilidade de comer carne que não veio de um animal, mas foi gerada no laboratório? Se acha que isso é de outro mundo, pense de novo! Esta técnica, chamada de agricultura celular, já existe e poderá chegar aos supermercados nos próximos 10 anos.
Hambúrgueres produzidos in vitro, a partir de células tronco de vacas já existem desde 2013, e, no começo desse ano as primeiras peças de frango e pato produzidas no laboratório aptas para consumo humano também foram apresentadas por pesquisadores.





Esquerda: almôndega feita com carne bovina crescida no laboratório. Direita: filé empado feito com frango crescido no laboratório.
Proposta como uma alternativa aos métodos tradicionais de produção de carne animal que possuem alto impacto ambiental e implicam no sofrimento do animal, a agricultura celular está vindo para criar pedaços de carne in vitro a partir de células tronco isoladas de músculo de animais. As células tronco são crescidas em placas de petri, onde adquirem a consistência de carne moída, podendo depois ser utilizada para nossa alimentação.




Modelo de produção de carne bovina.

 Ainda existem muitos desafios para a produção de carne em laboratório, porém o maior deles será a aceitação do público! E você? Está pronto para experimentar esta maravilhosa novidade?

Sobre a autora: Bióloga e estudante de Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Botucatu/SP.


Quer saber mais? Veja os links embaixo
-Em português:
http://super.abril.com.br/ciencia/como-a-carne-de-laboratorio-pode-mudar-tudo/ http://www.jornalciencia.com/carne-feita-em-laboratorio-entrara-para-o-mercado-dentro-de-cinco-anos-diz-empresa/

-Em inglês:
http://www.itv.com/news/2017-02-27/scientists-set-sights-on-bringing-lab-grown-meat-to-the-supermarket/
http://www.sciencemag.org/news/2016/08/lab-grown-meat-inches-closer-us-market-industry-wonders-who-will-regulate
https://www.washingtonpost.com/national/health-science/lab-grown-meat-is-in-your-future-and-it-may-be-healthier-than-the-real-stuff/2016/05/02/aa893f34-e630-11e5-a6f3-21ccdbc5f74e_story.html?utm_term=.c42fc2909be5
http://www.new-harvest.org/cellular_agriculture
http://www.memphismeats.com/home/

Imagens originais retiradas de: 
http://www.memphismeats.com/home/
http://www.new-harvest.org/cellular_agriculture




Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.