Aba

quarta-feira, 19 de julho de 2017

A era solar, cada vez mais perto

 
 Por: Alejandra Viviescas 
mariale88@gmail.com


Nos últimos anos, temos ouvido bastante sobre aquecimento global e a importância de reduzir o uso de combustíveis fósseis na produção de energia, substituindo-os pelo uso de energias renováveis, como a solar, que está disponível em todo o planeta e causa pouco impacto ambiental.
Historicamente, o principal argumento para justificar a não implementação de energias renováveis tem sido seu alto custo de produção. Porém, dados recentes mostram que a implementação destas energias é benéfica, não somente para o ambiente, mas também para a economia.


Figura 1. Esquema de como a energia solar é convertida em energia elétrica (esquerda) E dos componentes dos painéis solares (Direita).

Nos últimos meses, foram apresentadas duas inovações na construção de painéis solares que prometem uma grande redução nos custos de geração desta energia. A primeira foi apresentada por um grupo de pesquisadores no Japão, uma célula solar de silício supereficiente, já que conseguiram reduzir consideravelmente a distância entre os eletrodos das películas semi-condutoras. Com uma taxa de conversão de energia de 26,3%, a nova célula supera o Record anterior por quase 3%.
A segunda novidade foi apresentada em Junho por pesquisadores na Suiça, é uma célula solar feita por uma mistura de materiais conhecida como perovskita, com alta durabilidade, mesmo em climas adversos. Isto é de grande importância já que os painéis de perovskita são mais fáceis e baratos de produzir do que os de silício, principalmente por não precisarem de altas temperaturas para ser manufaturados. Até agora, os painéis de peroveskita não eram uma boa alternativa comercial já que eles perdiam eficiência rapidamente quando expostos ao clima, mas esses novos painéis, com alta estabilidade prometem ser uma boa alternativa comercial.


Figura 2: células fotovoltaicas. Silíco (esquerda) e peroveskita (direita).

Atualmente, o maior problema com a energia solar não é a produção, mas a estocagem. Não existem baterias com capacidade suficiente para estocar a quantidade de energia que uma cidade, ou mesmo uma casa, gasta em algumas horas, e não temos como produzir energia solar a noite ou nos dias nublados. Entretanto, novas tecnologias têm sido desenvolvidas para superar tal problema. Nesse sentido, A maior usina heliotérmica do mundo, com capacidade de estocagem de até 8 horas, e capaz de produzir energia elétrica mesmo durante a noite, está sendo construída no Marrocos.


Figura 3: Planta solar Noor 1. A maior usina solar do mundo está sendo construída em Morroco.

Os mais otimistas apontam que a dependência de combustíveis fósseis poderia acabar em duas décadas. Esse prazo provavelmente dependerá de decisões políticas. De qualquer forma, uma coisa é certa, o uso de energias renováveis será cada vez mais popular, mesmo que o principal intuito dos consumidores não seja salvar o planeta.

Sobre a autora: Bióloga e mestre em biologia pela Universidade Nacional da Colômbia, estudante de Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Botucatu/SP.


Quer saber mais? Veja os links no texto, ou visite os as seguintes páginas:

-Em português:
http://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2017/01/energia-solar-se-torna-mais-barata-que-combustiveis-fosseis.html

-Em inglês:

http://helioscsp.com/24-hour-concentrated-solar-power-is-possible-for-mena-region/
https://futurism.com/company-japan-just-broke-world-record-solar-panel-efficiency/

Imagens originais retiradas de:

https://pt.slideshare.net/natalianacabral/energia-limpa-uma-questo-de-necessidade
http://www.solarispr.com/preguntas-frecuentes/
http://physicsworld.com/cws/article/news/2013/sep/30/ultrathin-solar-cell-is-efficient-and-easy-to-make
https://phys.org/news/2011-03-laser-pulses-crystallize-amorphous-silicon.html
http://www.saurenergy.com/solar-energy-news/worlds-largest-solar-power-plant-operational-in-morocco
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seja um colaborador!

Postagens populares

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.